terça-feira, 29 de setembro de 2009

Kang e o Sexteto Sinistro.

Não, esses vilões não se uniram. Na verdade, o que ocorreu foi que Kang e o grupo reunido de vilões do Homem-Aranha, o Sexteto Sinistro, coincidem no lançamento de suas primeiras aparições.

Em setembro de 1964, há 45 anos, na revista The Avengers 08, surgia nos quadrinhos um dos vilões mais conhecidos dos Vingadores: Kang, o Conquistador. Criado por Stan Lee de Jack Kirby, Kang pode ser considerado como o vilão “mestre do tempo” dos Vingadores.

Anteriormente, o vilão já havia sido apresentado com outro nome, Rama-Tut, na revista Fantastic Four 19 (de Outubro de 1963). Mas somente quando confrontou os Vingadores foi que ele se batizou de Kang, o Conquistador.

Em The Avengers 10, Stan Lee e Dock Ayers criaram outro mestre do tempo chamado Immortus. Posteriormente, o escritor Roy Thomas revelou que Immortus na realidade era outra identidade de Kang, assim como uma terceira de nome Centurião Escarlate.

Durante anos, Kang acreditou que estava de alguma forma ligado ao Dr. Destino, mas o escritor John Byrne, anos mais tarde, mudou essa especulação e o conectou ao Sr. Fantástico, Reed Richards.

Já o Sexteto Sinistro (nome bastante criticado) também surgiu há 45 anos, em setembro de 1964, na revista The Amazing Spider-Man Annual 01. O grupo original era formado pelos vilões Dr. Octopus, Abutre, Electro, Homem-Areia, Kraven e Mysterio que uniram suas forças contra o Homem-Aranha.

Particularmente, nas minhas primeiras leituras de histórias em quadrinhos da Marvel, eu sempre gostei quando esse grupo era reintegrado. Com o tempo, no entanto, percebi que a fórmula havia se desgastado e, pelo menos do que eu li até hoje, já faz algum tempo que esse grupo de vilões não se reúne novamente – lembrando que Kraven está morto, mas deixou sucessor.

Ainda em setembro de 1964...

Com a aquisição de novos leitores, Stan Lee decidiu reimprimir a origem de alguns de seus personagens mais populares, como Homem-Aranha, Hulk e Quarteto Fantástico na revista Marvel Tales Annual 01.

Nenhum comentário: