sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Gavião Arqueiro: 45 anos!

Em setembro de 1964, na revista Tales of Suspense 57, surgia pela primeira vez o personagem Gavião Arqueiro, criado por Stan Lee e Don Heck. O órfão Clint Barton foi criado por Jacques Duquesne, o homem que futuramente seria o Espadachim.

Depois de treinar bastante para se tornar um arqueiro, Clint Barton se tornou o melhor atirador do mundo. Enciumado com a atenção dada aos super-heróis, Barton inspira-se no Homem de Ferro e decide se tornar um super-herói, batizando-se de Gavião Arqueiro.

Depois de criar seu uniforme, o Gavião Arqueiro impede um roubo de uma joalheria, mas a polícia acaba achando que ele fazia parte da gangue de assaltantes. A Viúva Negra o livra da captura mas o leva a enfrentar o Homem de Ferro (que era a estrela da revista na época).

Logo após limpar o seu nome, o Gavião Arqueiro se integra aos Vingadores. Posteriormente, ele chegou a liderar os Vingadores da Costa Oeste e os ridículos Vingadores Centrais (com destaque para a fase de John Byrne no título Avengers West Coast), além de uma passagem no grupo Thunderbolts. O personagem também ganhou bastante destaque na minissérie que reuniu os Vingadores e a Liga da Justiça, muito provavelmente por ser um dos preferidos do escritor Kurt Busiek.

Atualmente, o personagem abandonou o arco e flecha e se tornou um “ninja”, assumindo o codinome Ronin. Descaracterizado nas mãos do escritor Brian Michael Bendis, Clint Barton pode ser encontrado como um membro do grupo Novos Vingadores na revista The New Avengers. Já seu codinome original, Hawkeye, foi passado para a garota chamada Kate Bishop, que integra os Jovens Vingadores (no Brasil, foi traduzido para Gaviã Arqueira).

Abraço!

(Gavião Arqueiro por Carlos Pacheco)

Um comentário:

railer disse...

stan lee é fera mesmo, né. sempre criando personagens bacanas.

você podia comentar sobre o reality show dele 'who wants to be a superhero?'. eu vi só a primeira temporada, mas lembro que gostei muito.