quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Madelyne Pryor: Anos Perdidos.

Literalmente perdidos!

Depois de sua morte na saga Inferno, a personagem Madelyne Pryor não deveria ter mais voltado. Mas voltou na fraquíssima série X-Man nos famigerados anos 90, uma cria do Jeph Loeb. Muita coisa deixou de ser publicada aqui no Brasil dessa série, de modo que os leitores ficaram sem saber qual o destino da personagem (uma de minhas vilãs favoritas).

Como vimos em “Sisterhood”, arco da revista Uncanny X-Men, ela voltou para atazanar a vida dos mutantes de São Francisco. Com base nisso, fiz uma tradução livre para os Protocolos Xavier do que estava contido no Uncannyxmen.net sobre a passagem da personagem no título X-Man. Detalhe: como o site nacional segue a cronologia das publicações da Panini, o paradeiro de Madelyne ainda é incerto no Brasil.

Posto aqui para quem tiver curiosidade, e para fins de registro, além de recomendar ambos os sites (pode haver equívocos):

“Anos depois, quando Nate Grey ingressou no Universo 616 da Marvel, após a saga Era do Apocalipse, ele acidentalmente criou um novo corpo ao fantasma psiônico de Madelyne. Quase completamente sem suas lembranças, Madelyne apenas se lembrava de seu ódio pelo Sr. Sinistro, além de alguns “flashbacks” de um grupo chamado X-Men. Contudo, ela não fazia ideia do que significava tudo aquilo. Em Paris, ela foi atraída ao apartamento de Selene e, gradativamente, a vilã começou a influenciar Madelyne. Selene usou Madelyne também para atrair a atenção de Trevor Fitzroy. Madelyne derrotou Fitzoy com sua telecinese, penetrando em sua armadura, de modo que ele se tornou uma presa fácil para Selene [X-Man 16-17].

Selene e seus companheiros viarajam para Nova York e se encontraram com Sebastian Shaw e Tessa, sugerindo a reintegração do Círculo Interno do Clube do Inferno. Selene apresentou Madelyne como a nova Torre Negra do Clube e Shaw e Tessa ficaram surpresos ao ver a mulher responsável pelo evento chamdo “Inferno” estar sob a influência de Selene.

A fim de provar seu valor, Madelyne travou uma batalha contra contra a Torre Vermelha do Clube do Inferno londrino, Scribe, na qual ela não só vence facilmente, como também expulsa o mutante parasita Mountjoy do corpo da mulher. [X-Man 22-23].

À noite, Tessa realiza uma sonda psíquica na mente de Madelyne mas é descoberta. Madelyne derrota Tessa e descobre-se que também possui poderes telepáticos, fazendo com que Tessa esqueça todo o incidente. A invasão na mente de Madelyne acaba restaurando suas memórias [X-Man Annual '96].

Agora lembrando de todo o seu passado, Madelyne se livra da influência de Selene. Ela sai então a procura de Nate Grey mas acaba encontrando Threnody. Furiosa em saber de que ainda estava morta, não obstante ainda possuir um corpo e respirar, Madelyne mata Threnody. Logo depois, ela se reencontra com Nate no lugar onde eles se encontraram pela primeira vez, nos Alpes Suíços.

Só que Nate estava com Jean Grey e, em uma batalha, o X-Man escolhe ficar ao lado de Jean. Nate e Jean descobrem que Madelyne era um fantasma psíquico, que ganhou forma graças ao inconsciente de Nate. Ele tenta reabsorvê-la, mas descobre que não pode mais, uma vez que ela agora se tornara independente. Madelyne escapa e se reencontra com Sebastian Shaw, ocasião na qual ambos passam uma noite juntos [X-Man 24-25].

Madelyne e Sebastian ficam bastante próximos, inclusive demonstrando sua intimidade em público durante um baile do Clube do Inferno [X-Man 28]. Então, quando uma operação do Clube do Inferno foi interferida por Cable, Madelyne troca de lado. Ela dá ao seu filho, Nathan, pistas sobre a localização do vilão e, logo depois, abandona sua posição no Círculo Interno [Cable 50].

Algumas semanas depois, Madelyne aparece novamente ao lado de X-Man, agora com capacidade de se teleportar. Ela o ajuda em uma batalha contra os “Great Beasts”, demonstrando que ela quer ficar ao lado de Nate, mesmo a contragosto deste [X-Man 39-41].

De início, ele não se sente à vontade em sua companhia, mas assim que tem incício a “Guerra Psíquica” (um evento que mostra uma batalha entre Psylocke e o Rei das Sombras), ocorre temporariamente um “apagão” dos poderes psiônicos no mundo, e, com isso, ele recebe de bom grado a ajuda de Maddie. A relação entre os dois se desenvolve, misturando aspectos de amizade, amor e laços de família [X-Man 44].

Quando Nate é atacado por um grupo de operações vestindo armaduras que os protegiam de ataques psíquicos (”Strikesquad: Gauntlet”), Madelyne é enterrada viva por um deles. Ela escapa por meio de teleporte, mas devido à quantidade de energia despendida por Nate, ela começa a mudar de forma, como se estivesse “murchando”. Sentindo-se sem condições de continuar com Nate, ela o deixa [X-Man 52].

Em torno de um semestre depois, o X-Man novamente ganha a companhia de Madelyne, mas é revelado que na verdade esta “Maddie” não passa de uma Jean Grey malígna de uma linha alternativa. Aparentemente, ela se aproveitou da condição da Madelyne criada por Nate e a assassinou para tomar seu lugar. Sua explicação simplesmente foi dizer que havia substituído Madelyne há alguns meses atrás [X-Man 67].

O paradeiro da “verdadeira” Madelyne é incerto, mas aparentemente ela está morta. Na ocasião em que os “Doze” foram capturados por Apocalipse, Cable e Ciclope se reencontraram com o fantasma psíquico de Madelyne no plano astral, e ambos fazem as pazes com ela. Na ocasião, ela aparentemente não tinha mais suas habilidades de telecinese e teleporte [Cable 76]. Ademais, o trágico destino do X-Man também influenciou no seu desaparecimento, uma vez que com isso ela perdeu sua fonte de energia.”


Abraço!

Leia também:

5 comentários:

railer disse...

já te perguntei uma vez, o que vem a ser um 'arco' nos quadrinhos?
(pode responder lá no blog pra eu saber? obrigado)

Noturno disse...

Oi Railer, eu tinha te respondido naquela ocasião. Aqui vai a explicação novamente:

Um "arco" é um termo que usamos pra definir uma história dividida em mais de uma parte. O correto seria sempre dizer "arco de histórias". Como as revistas são publicadas de forma contínua (em regra, todo mês sai uma edição), o 'arco de histórias' chamado "Sisterhood" por exemplo saiu nas edições 508-511 da revista Uncanny X-Men. A próxima edição seria o início de outro arco, mas tudo dentro de um contexto geral, havendo aquilo que chamamos de continuidade.

Ajudei ou só confundi mais? hehehehe...

Abração!

Noturno disse...

railer, não achei o link pro seu blog. Seu perfil está bloqueado para visualização.

Abraço.

Bolivar Trask disse...

Noturno, muito obrigado por ajudar lá na protocolos.. tua ajuda foi muito bem vinda!!!
E teu trabalho de resenhar os arcos faz com que um site seja o complemento do outro. Muito bom isso.

Noturno disse...

Exatamente Bolivar! Espero que o Protocolos se torne um grande e datalhado centro de referências para quem curte os X-Men.

Abração!!