sexta-feira, 11 de setembro de 2009

O que é um "Arco"?


Esta postagem foi feita em resposta à dúvida do Railer, que me perguntou o que é um “Arco”, em duas oportunidades. Eu havia respondido já na primeira vez, só que com as atualizações do Blog, a resposta foi ficando para trás e, logo depois, entrou para o arquivo e só lá poderia ser encontrada. Assim, ficou um tanto quanto difícil encontrar.

Pois bem. A imagem acima se refere a três edições da revista New X-Men, quais sejam, as de número 114-116. Trata-se da estreia de Grant Morrison como escritor do título e seu primeiro arco se chamou “E is for Extinction” (“E de Extinção”). Mas, enfim, o que é um “arco”?

Por questões práticas, usamos a expressão “Arco” para significar um “Arco de Histórias”. A parte final, “de histórias”, fica suprimida por elipse.

Assim, no caso de “E is for Extinction”, o escritor quis contar uma história que se dividiu em três partes (repare nas figuras colocadas acima). Cada edição da revista New X-Men representou uma segmento da história mas isso não significa que a terceira parte seja a última edição da revista.

Logo após desse primeiro arco, surgiram outros, desenvolvendo o andamento da revista com o surgimento de novas tramas, ou simplesmente novas revelações sobre as anteriores. Assim, logo depois, em New X-Men, vieram os arcos “Germ Free Generation”, “Imperial” etc.

Nem sempre uma edição faz parte de um arco. Pode ser simplesmente uma história autocontida, que não precisa se dividir em mais de uma parte. Normalmente quando estamos diante de um arco de histórias, isso pode ser facilmente identificado ou pela capa ou pelos créditos insertos dentro na revista.

Espero que com isso eu tenha esclarecido sua dúvida, Railer.

Abraço!

Um comentário:

railer disse...

obrigado, volnei! esclareceu sim!
agora fica melhor pra acompanhar.

realmente não tinha lido tua resposta antes. quando responder aqui, qualquer comentário, é bom também responder no blog da pessoa, senão a gente não volta pra ler o que já comentou.