terça-feira, 18 de agosto de 2009

Há 45 anos surgia... Kraven, o Caçador!

Em agosto de 1964, na revista Amazing Spider-Man 15, surgia um dos vilões integrante da galeria clássica de inimigos do Homem-Aranha: Kraven, o Caçador. Criado por Stan Lee e Steve Ditko, o personagem era uma mistura de Tarzan com caçadores de animais selvagens como Clive Beatty e Frank Buck.

O nome verdadeiro de Kraven é Sergei Kravinoff e ele é meio-irmão de outro vilão do Homem-Aranha, o Camaleão.

O maior desafio do personagem foi, sem dúvida, o Homem-Aranha. Sua história mais notória foi contada somente muitos anos depois. Trata-se da clássica “A última caçada de Kraven”, publicada originalmente em 1987 nas revistas Web of Spider-Man 31-32, Amazing Spider-Man 293-294 e Spectacular Spider-Man #131-132, escrita por J. M. DeMatteis e desenhada por Mike Zeck. Nela, o vilão tem um fim trágico ao cometer suicídio.

Ambas as histórias podem ser encontradas facilmente aqui no Brasil. A revista Amazing Spider-Man 15 está inserida no segundo volume da Biblioteca Histórica Marvel: Homem-Aranha. Já “A última caçada de Kraven” fez parte do segundo volume da coleção Os Maiores Clássicos do Homem-Aranha (hoje cancelado, segundo informações dos editores da Panini).

Abraço!

3 comentários:

Rafael Lopes disse...

Poxa, histórias que nem conhecia, estou passando a conhecer agora.

Muito legal seu trabalho.

Abraço

railer disse...

acho que lembro dele de algum desenho...

Noturno disse...

Obrigado, Rafael!

E railer, teve um desenho do Homem-Aranha de meados dos anos 90 que o Kraven apareceu sim. Deve ser esse porque até há pouco tempo atrás ele ainda estava sendo reprisado.

E, pessoalmente, eu não gosto muito do Kraven não. Acho ele meio sem graça até. Mas um dia falarei sobre "A Última Caçada de Kraven".

Abração!