domingo, 11 de maio de 2008

Os X-Men 03: Cuidado com o Blob!

"Cuidado com o Blob!"
(The X-Men 03, janeiro de 1964)

Roteiro: Stan Lee.
Desenhos: Jack Kirby.
Arte-final: Paul Reinman.
Marvel Comics.

Esta história apresenta pela primeira vez o personagem Blob, um mutante que futuramente se uniria à Irmandade de Mutantes e daria muito trabalho aos X-Men. Antes de sua aparição inicial, a história mostra mais uma seção de treinamento dos X-Men. Percebe-se que Stan Lee quer dar um clima estudantil ao Instituto. Por isso, esses treinos à cada edição.

Nesta edição, Ciclope é chamado pela primeira vez de Scott e é mostrado como uma pessoa pesarosa por conta da falta de controle dos seus poderes. Também pela primeira vez, o Fera mostra-se um intelectual, característica essa que o destacaria dos demais ao longo dos anos.

O treinamento é interrompido quando Xavier detecta a presença de mais um mutante. Depois de algumas tentativas frustradas em encontrá-lo, Ciclope encontra Blob numa apresentação de circo. O nome verdadeiro de Blob é Fred Dukes, só que isso só seria revelado anos mais tarde em Uncanny X-Men 140.

A pele de Blob é invulnerável, de modo que nada pode aderir ao seu corpo. Assim, ele consegue ficar imóvel e repelir balas que são incapazes de perfurá-lo.

Ciclope, de maneira bastante arrogante, chama Blob para conhecer o Instituto só que este recusa. Veja a "educação" do líder de campo dos X-Men:

"Eles querem conhecer você! Vim aqui para levá-lo até a base do grupo! E os X-Men não vão aceitar um "não" como resposta!"


Só que a situação só não piora porque a presença de Jean Grey faz Blob aceitar a oferta. Então, todos se dirigem ao Instituto e Blob é apresentado a Xavier.

De maneira "surpreendente", Blob recusa a oferta de se juntar aos X-Men, o que é uma decisão legítima... mas não para os nossos heróis. Xavier decide então apagar da mente do mutante a existência dos últimos acontecimentos, mas Blob consegue fugir e deixa Xavier bastante preocupado com o fato deste poder revelar os segredos por trás da Escola.

Só que aí sim Blob revela sua natureza vilanesca (ainda bem porque senão os X-Men seriam uns verdadeiros otários por obrigaram o pobre coitado a entrar para a equipe). Afirmando a sua condição de mutante (homo superior), Blob assume a liderança do circo e determina que todos ataquem o Instituto Xavier. E assim se inicia mais uma batalha dos X-Men.

E mais uma vez, os X-Men são derrotados e presos. Por um circo!!! Que humilhante para a história deles. Cabe então, novamente, a Xavier salvar a todos com uma máquina que intensifica seus poderes. Assim, Xavier apaga da mente de todos os integrantes do bando de Blob a existência da sede dos X-Men. Mas, no final, ele dá crédito a seus alunos uma vez que a máquina só ficou pronta porque os X-Men seguraram a onda dos vilões (o circo!) enquanto ele terminava de construí-la. Destaque também a Jean Grey que consegue se libertar com a ajuda psíquica de Xavier.

Uma curiosidade desta edição. Nos é revelado pelos pensamentos de Xavier que ele está apaixonado pela Jean Grey e que ele só não investe no romance dos dois porque ele é o líder dos X-Men e está confinado em uma cadeira de rodas. Além do fato de todos os X-Men xavecarem a pobre moça, ainda tem agora o amor platônico do professor, o que é no mínimo estranho, mas não impossível de acontecer. Esse fato bizarro seria mencionado mais duas vezes na cronoligia mutante: em X-Men 101 (quando Xavier cita que já pensou que estava apaixonado por Jean) e quando Jean Grey descobre sobre este amor platônico mais de trinta anos depois, na saga Onslaught, em 1996 (Massacre, no Brasil).

Os desenhos de Jack Kirby continuam me agradando cada vez mais.

Abraço a todos!

Primeira aparição: Blob.

3 comentários:

Anônimo disse...

Nessa ediçao achei o Xavier o maior "fdp" !! Convidou o Blog para ser X-men, quando ele recusou, quis apagar a mente do coitado de qualquer maneira, parecia um super vilao. Essas ediçoes divertem hehe

Noturno disse...

Muito sem noção mesmo os X-Men quererem obrigar o Blob para fazer parte do grupo. Ele tinha todo o direito de se recusar. Mas não deixa de ser engraçado. Acho que você tem tato pra poder admirar essas histórias. Abraço!

Professor Chuchú disse...

Blob? Não gosto! Acho brega! Uahahaha

Brincadeiras a parte, o Dukes é um mutuna que dá pena! Quase nível "Grouxo"!

E muuuita inocência do Xavier ir pondo qualquer mutante pra dentro de casa, viu? O maior telepata do world deveria NO MÍNIMO sondar a mente de seus possíveis pupilos! "Mística" ficaria intrigada, amigos! Hehehehehe

Zatanno Frost