sexta-feira, 10 de abril de 2009

Young X-Men 01-05: Gênese Final.

Gênese Final.
(Young X-Men 01-05, 2008)

Roteiro: Marc Guggenheim
Desenhos: Yanick Paquete
Arte-final: Ray Snyder, com Kris Justice
Marvel Comics.

Quando Craig Kyle e Christopher Yost assumiram o título New X-Men, a primeira coisa que fizeram foi promover um massacre na maioria dos alunos do Instituto Xavier. Com a tragédia, eles definiram os personagens que iriam protagonizar a revista e a partir dali começou-se uma boa série da franquia mutante. A impressão que dava era que as antigas e melhores histórias dos Novos Mutantes estavam de volta e os personagens centrais de New X-Men acabaram caindo no gosto dos fãs.

Porém, as vendas não corresponderam ao esperado e Kyle e Yost tinham um tino para a sanguinolência. Os editores decidiram então que, após Complexo de Messias, a revista New X-Men seria cancelada e surgiria então Young X-Men, agora escrita por Marc Guggenheim. Ao mesmo tempo, os ex-escritores seriam remanejados para a nova série da X-Force, mais condizente com o estilo de ambos.

Em Jovens X-Men, Ciclope recruta cinco mutantes para que eles sejam os próximos X-Men: Lobinho, , Pedreira, Olhos Vendados e o até então desconhecido Eric Gitter, mais tarde batizado de Tatoo. Ele encarrega esses heróis de derrotarem a nova formação da Irmandade de Mutantes, agora composta por ex-integrantes dos Novos Mutantes (Míssil, Mancha Solar, Magma e Dani Moonstar). Depois de alguns confrontos inevitáveis, é revelada as verdadeiras intenções de Ciclope e um antigo vilão dos X-Men, Donald Pierce, acaba ceifando a vida de um desses heróis... para a indiferença dos leitores.

É incrível como Marc Guggenheim achou que iria conseguir conquistar os leitores com uma trama rasa dessas. Inicialmente, seus heróis escolhidos para formarem os Jovens X-Men são de um gosto pra lá de duvidoso. Restolhos como Lobinho, que nos lembra a abominável fase de Chuck Austen nos X-Men parece mais uma provocação. E o mistério mostrado no início da primeira edição, em que um dos mutantes adolescentes irá morrer nas mãos de Pierce com certeza não é uma boa maneira de segurar o leitor, já que os fãs de X-Men estão cansados de mortes desnecessárias.

Yanick Paquete faz um péssimo trabalho na arte da revista. Particularmente, não gosto nem um pouco do seu traço, e algumas vezes tenho a impressão de que os desenhos estão inacabados. Seus planos de fundo são muito ruins e simplórios e mesmo personagens mostrados em evidência estão com o rosto desfigurado ou com linhas incompletas. Parece tudo feito às pressas, ou seja, péssimo.


Uma palavra pode resumir esses Jovens X-Men: decepção. É muito ruim. A história não é nem um pouco apropriada para um início de série, servindo apenas para provocar os leitores mais familiarizados com a franquia com uma numerosa série de descaracterizações dos personagens e, mesmo que a resolução do arco amenize um pouco os absurdos que foram mostrados, o fracasso impera.

Outro ponto negativo dessa série foi seu lançamento fora de hora. Após Complexo de Messias, os X-Men estavam dispersados e então, para que os Jovens X-Men não revelassem as surpresas do que viriam quando o grupo principal ressurgisse, Marc Guggenheim elaborou um arco que enrola o leitor até os ponteiros se acertarem em Uncanny X-Men 500. Assim, seria muito melhor se os editores tivessem esperado lançar Uncanny X-Men 500 e aí sim lançar Young X-Men de uma forma menos embromadora. Mas o preço disso veio no seu cancelamento na 12ª edição, quando já era tarde demais para salvar o título.

O nome Jovens X-Men, assim como Jovens Vingadores, poderia render boas histórias com os personagens de New X-Men, mas como os editores estavam querendo algo novo (por conta da queda nas vendas), acabou-se produzindo um material muito ruim, diametralmente oposto ao que ocorria na cancelada New X-Men. Se arrependimento então matasse...

Para não dizer que só falei mal da revista, gostei da homenagem às equipes azul e dourada dos X-Men (de um passado não muito distante) quando os Jovens X-Men se separam, além das capas de Terry Dodson. Mas foi só isso.


Abraço!

Um comentário:

Anônimo disse...

* Essas novas historias da marvel num tão com nada,eu não aguento + ver x-men morrendo,e essa equipe de jovens x-men um tedio total.