quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

John Byrne: o sucessor natural de Jack Kirby!

Uma afirmação que usei no Fórum de discussão MBB sobre o fato de o artista e desenhista John Bryne ser, para mim, o “sucessor natural” de Jack Kirby, causou muita polêmica e discussões acirradas com os defensores de ambos os "lados".

De início, não nego, Jack Kirby é o REI! Ele inventou e desenhou praticamente toda a fundação do Universo Marvel, com designs de uniformes que se encontram nas revistas até os dias de hoje!

Seu estilo era simples e direto, mas isso não tira a inventividade do artista em bolar tantas coisas legais. Não falo sobre a personalidade dos personagens, porque aí os créditos ficam, na imensa maioria dos casos, por conta do escritor Stan Lee.

Particularmente, comecei a gostar da arte de Jack Kirby lendo essas Bibliotecas Históricas Marvel, publicadas pela Panini. Antes disso, achava um saco aqueles desenhos. Hoje, no entanto, consigo contextualizar o tempo em que sua arte foi produzida e ver que Kirby desenhava tudo o que Stan Lee pedia... tudo! Do espaço a dinossauros. Para a época, só alguém com uma criatividade monstruosa, como a do Kirby, conseguiria dar conta do recado, já que ele desenhava inúmeras revistas de forma concomitante!

Mas o Rei se foi e o máximo que veremos dele hoje são republicações de seu trabalho...

E hoje, acredito que não exista alguém que não seja John Byrne, dentro do ramo de quadrinhos de super-heróis (muita ênfase aqui), que tenha seguido os passos de Kirby, produzindo uma gama de histórias com tamanha qualidade, tanto em roteiro quanto em arte!

John Byrne não criou muitos heróis ou vilões, mas bebeu da fonte de Kirby e criou excelentes histórias no Quarteto Fantástico (de longe, a maior lembrança do grupo), X-Men (Fênix Negra, Dias de um Futuro Esquecido, aqui, juntamente com Chris Claremont), Vingadores (da Costa Oeste), Hulk (a primeira investida, muito aclamada, porém não concluída por conta da briga com o então editor-chefe da Marvel, Jim Shooter)... sem contar outros inúmeros trabalhos como escritor ou apenas desenhista, tanto na Marvel quanto na DC!

Na DC Comics, Byrne também fez Superman voltar a ter destaque e sucesso (gerando, por outro lado, muito ressentimento pessoal não superado até hoje em alguns fãs do personagem, por conta das mudanças que inseriu), e continuou a seguir Jack Kirby anos mais tarde escrevendo e desenhando o Quarto Mundo (com o nome de Jack Kirby estampado em cada capa das edições, inclusive!).

Assim como o Jack Kirby reinou por ter sido parte da fagulha que desencadeou o Universo Marvel, John Byrne indiscutivelmente dominou os anos 80 e parte dos anos 90 (inclusive, já se destacando um pouco antes disso), com seu traço bonito e dinâmico. E não só isso: ele escreveu também excelentes histórias que, antes mesmo de serem lançadas, os fãs já ficavam apreensivos. Quando seus novos projetos eram anunciados, via-se muita expectatica sobre o que adviria a partir de sua entrada no título relacionado (algo como ocorre nos dias de hoje quando Mark Millar anuncia algo na mídia especializada).

Não há como tirar o mérito de John Byrne pelo que ele foi em razão de, hoje, ele ter perdido a mão quanto à excelência de sua arte (que, infelizmente, se foi) e sua falta de destaque no ramo quadrinístico.

Agora, qual dos dois é melhor? Isso fica a critério de cada um! Na minha opinião, acho o traço de John Byrne muito mais agradável de se acompanhar e apreciar. Sei que Jack Kirby serviu de influência para o Byrne e, honestamente, não vejo o menor problema nisso. Os desenhos do John Byrne no Quarteto, X-Men, Mulher-Hulk, Tropa Alfa, e outros, são excelentes e, para mim, muito mais bonitos de se observar do que os do Kirby. Mas isso sou eu, não posso mentir pra mim mesmo e dizer o contrário por pena do Kirby ou pelo que ele representou.

Não se trata de renegar a importância do “Rei” nas histórias em quadrinhos, mas apenas em ser sincero quando vejo dois desenhos dos mesmos personagens, com arte de ambos os autores, e digo pra mim mesmo: “Prefiro este”.

Abraço a todos!

BAMF!

4 comentários:

I. Monique disse...

Tô passando só pra deixar um bjoooo!!!!

Anônimo disse...

E eu passo pra dizer que a do BYRNE é a que valeeeeeeeee !!

flávio disse...

Em breve postarei um tópico no MBB desmascarando o Byrne, he-he.

(vergonha mode on)
eu não gostei de Days of Future Past...

Anônimo disse...

Byrne é melhor que o Kirby, perguntem ao Goyo amigos