sexta-feira, 13 de março de 2009

Batman: A Piada Mortal.

Batman: A Piada Mortal
(Batman: The Killing Joke, 1986)

Roteiro: Alan Moore
Desenhos: Brian Bolland
DC Comics.

Reli recentemente essa história, que é considerada um clássico dos quadrinhos e relançada recentemente pela Panini com nova colorização de Brian Bolland. Continuo com a impressão de que a história ainda se mantém bastante atual e os desenhos de Bolland nos dão vontade de ir atrás de outros trabalhos desse brilhante artista.

Com toda essa onda de Coringa nos dias atuais, por conta do segundo filme do Batman por Chistopher Nolan, esse Coringa poderá não agradar algumas pessoas que esperam encontrar algo semelhante ao que Heath Ledger desenvolveu nas telas do cinema.

A história que conta com a trágica origem do vilão possuiu forte repercussão no universo do Batman por deixar Barbara Gordon, uma importante personagem, paraplégica.

Por mais que Alan Moore renegue essa história, dizendo vez por outra que é um de seus trabalhos inferiores, continuo achando uma excelente edição especial do Batman e que possui os mesmos recursos que Moore utiliza em outras histórias (como repetir diálogos ou textos em imagens diversas, mas que fazem todo o sentido).

Sobre a recolorização, fica o detalhe de que na parte da origem do Coringa, Bolland preferiu tons preto e branco com um detalhe colorido em cada quadro que, na minha opinião, ficou melhor do que o original.

Enfim, para quem tiver oportunidade, sugiro a aquisição de A Piada Mortal, que se encontra atualmente nas bancas.

Abraço!

Nenhum comentário: