sexta-feira, 13 de março de 2009

Coringa (2008).

Coringa.
(Joker, 2008)

Roteiro: Brian Azzarello
Desenhos: Lee Bermejo
Arte-final: Lee Bermejo e Mick Gray
DC Comics.

Esta edição especial foi escrita sob medida para quem se interessou pelo Coringa do filme O Cavaleiro das Trevas. Inclusive a aparência do vilão nesta história lembra muito a do filme, em especial no que se refere às cicatrizes em forma de sorriso no rosto do personagem.

A história é narrada sob a perspectiva de Johnny Frost, um fora da lei de segunda categoria que vai buscar o vilão assim que “por algum motivo” ele deixa o Asilo Arkham.

Brian Azzarelo arma uma boa jogada ao percorrermos o caminho do Coringa em busca da retomada do controle do submundo de Gotham, sob o ponto de vista de uma pessoa comum como Johnny Frost já que, assim, podemos analisar as ações do vilão como se estivéssemos sempre próximos (e vulneráveis) a ele.

A edição faz, praticamente, um passeio pelo universo do Batman, com o encontro do Coringa com os principais vilões do homem morcego. Além de um óbvio confronto, fica o destaque para a rivalidade do Coringa com o Duas Caras. Nada impactante, nem definitivo.

A arte de Lee Bermejo é muito boa, porém quando é arte-finalizada por Mick Gray ela destoa muito dos desenhos em que Bermejo faz sua própria arte-final. Assim, parte da edição tem um estilo com arte pintada (como a capa) feita por Bermejo e, ao mesmo tempo, conta com desenhos convencionais. O trabalho não ficou ruim, mas os estilos diferem e, na minha opinião, Bermejo poderia ter produzido toda a edição sozinho. Espero que a presença de Mick Gray não tenha se dado por conta de prazos, o mau dos quadrinhos desse novo século.

Enfim, eu gostei da edição mas não achei a história nem um pouco memorável. Ela aparenta ter sido produzida sem grandes pretensões, o que acho correto. Recomendo a leitura mas não espere um novo clássico dos quadrinhos apenas pelo fato dela ter sido inicialmente publicada em formato de luxo aqui no Brasil.

Nenhum comentário: