quarta-feira, 18 de março de 2009

Watchmen – The Complete Motion Comic.

Watchmen – The Complete Motion Comic.
(Março de 2009)

Autores: Alan Moore e Dave Gibbons
Diretor: Jake Hughes
Narrador: Tom Stechschulte
Warner Bros. Home Video/DC Comics


Para quem não está habituado a ler histórias em quadrinhos, a DC Comics lançou uma versão animada de Watchmen chamada “Watchmen – Complete Motion Comic”, dividida nos doze capítulos originais.

Na verdade, trata-se da mesma história só que com a inserção de uma animação bastante simples sobre os desenhos de Dave Gibbons. Acredito que alguns dos detalhes que ficavam ocultos e passavam quase que despercebidos na HQ (estimulando o leitor mais atento) foram explicitados na hora de montar as animações. Assim, algumas pistas lançadas na trama poderão acabar revelando o mistério antes do tempo, por conta desse recurso.

Com duração de aproximadamente 5 horas, os diálogos e caixas de texto originais foram mantidos, e todos eles são narrados por uma única pessoa (Tom Stechschulte), que faz a voz de todos os personagens. Pessoalmente, acho que deveria ter uma dubladora, pelo menos, para os personagens femininos. Para mim, soou bastante estranho as mulheres terem uma voz de homem tentando afinar a voz. O material extra das doze edições da HQ, por questões práticas, ficaram de fora.

Também foi incorporada nesta versão uma boa trilha sonora, que acerta na maioria das vezes. Porém, em determinados momentos ela soa um pouco invasiva, parecendo que para cada cena deveria haver uma música ao fundo, quando na verdade algumas delas seriam melhores caso não houvesse música alguma.

Mas, tirando esses pequenos detalhes, é uma boa forma de reler/rever essa obra ou de mostrar a verdadeira trama para quem assistiu ao filme nos cinemas e gostaria de conhecer a obra original.

Ressalvo apenas que, na minha opinião, o livro ainda é muito melhor.

Abraço a todos!

Um comentário:

I. Monique disse...

Vejo que vc tem conquistado seu espaço no mundo virtual a cada dia!!!!
Será que um dia eu consigo ter tantos seguidores??
Parabéns Noturno!!!
beijos