quarta-feira, 18 de março de 2009

Watchmen - Edição Definitiva (2009).

Watchmen - Edição Definitiva (2009).

(Watchmen 01-12, originalmente publicada de setembro de 1986 a outubro de 1987)

Roteiro: Alan Moore
Desenhos: Dave Gibbons
Cores: John Higgins
DC Comics.

A Panini Comics conseguiu lançar a edição especial de Watchmen concomitantemente com o lançamento do filme nos cinemas. O que deveria ser regra, no entanto, ainda é exceção. Esperemos que esse “acerto” continue (vide considerações ao final).

Publicada em 1986/1987, pessoalmente considero Watchmen a mais adulta e completa história envolvendo super-heróis escrita até hoje. Nela, o escritor Alan Moore cria um universo próprio de personagens (cuja inspiração/adaptação vem dos personagens da Charlton Comics, que seriam originalmente utilizados), e elabora uma ambientação realista, porém modificada por conta da existência dos heróis em nosso mundo. Também presente é a tensão causada pela Guerra Fria, com a iminente instauração de uma guerra nuclear entre as duas grandes potências da época (Estados Unidos e União Soviética).

Outro ponto que considero genial desta obra é a forma como Moore encaixa seus textos, digo, o momento exato em que uma simples frase vai de um quadro a outro e o fantástico resultado que isso traz quando nos deparamos com próximo desenho. Nunca vi outro autor ser tão preciso quanto ele nesse quesito.

Contando com um roteiro rico em detalhes e com entrelaçamentos de fatos e personagens, Alan Moore dá a Dave Gibbons a oportunidade de brilhar, uma vez que este tem a oportunidade de desenhar quadros recheados de referências (explícitas e implícitas) ligadas à história. Particularmente, acho as referências “ocultas” as mais divertidas de se encontrar. As capas também são um deleite à parte, sempre ligando o desenho com algo inserido na primeira página do capítulo (e à trama em si).

Tendo como ponto de partida o assassinato do “herói” chamado Comediante (Edward Blake), a partir dali se inicia uma intrigante trama envolvendo personagens complexos e trabalhados com maestria como Rorschach (sua identidade é um dos mistérios da trama), Coruja (Daniel Dreiberg), Dr. Manhattan (Jonathan Osterman, o único herói com super-poderes neste mundo), Ozymandias (Adrian Veidt) e Espectral (Laurie Jupeczyk). Todos esses personagens são desenvolvidos ao longo dos doze capítulos da trama e a revelação final sobre quem está por trás de tudo é surpreendente e, até a época do seu lançamento original, inovadora.

A nova colorização feita por John Higgins melhorou com relação ao original, mas ainda penso que alguns quadros poderiam ser melhor trabalhados. Ressalvo apenas que não me refiro aqui à colorização de alguns quadros com uma única cor, variando apenas nas tonalidades, tendo em vista que, neste caso, foi feita de acordo com o que a história pedia.

Infelizmente, a edição nacional veio com quase uma dezena de erros, como palavras mal colocadas ou nomes rebatizados do original mais de uma vez. Mas tirando esses detalhes que, na minha opinião, contam bastante, é uma aquisição que vale a pena para quem quer ter esta que é considerada uma das melhores histórias em quadrinhos de todos os tempos.

Enfim, para quem ainda não teve a oportunidade de conferir essa obra-prima dos quadrinhos, fica a sugestão de adquirir a versão em capa dura da Panini, não obstante os erros encontrados.

Abraço!

Nenhum comentário: