sábado, 4 de julho de 2009

Há 30 anos... surgia a Gata Negra!

Há exatos 30 anos, surgia pela primeira vez a Gata Negra. Sua estreia se deu na revista Amazing Spider-Man 194, em julho de 1979. A personagem foi criada por Marv Wolfman, inspirado no desenho animado da MGM Bad luck Blackie, e seu visual foi concebido pelo lendário Dave Cockrum. Porém, foi Keith Pollard quem desenhou sua primeira história.

Considerada uma ladra excepcional e uma lutadora marcial de nível olímpico, Felicia Hardy seguiu os passos do pai após descobrir que este era o mais famoso ladrão do mundo.

Em sua primeira investida como Gata Negra, ela consegue tirar seu pai que estava bastante doente da prisão, acreditando que ele tinha o direito de morrer em casa. Depois de enfrentar o Homem-Aranha em algumas ocasiões, logo ela se veria envolvida emocionalmente com o herói, até se tornar uma importante aliada do Aranha nos dias de hoje.

A personagem é muito querida pelos fãs do Homem-Aranha, pela personalidade forte (e falha), sem contar pela beleza. Ela teve bastante destaque na fase de Tom DeFalco e Ron Frenz na revista Amazing Spider-Man, ocasião na qual Felícia e Peter Parker tiveram um caso amoroso. Depois de descobrir que Felicia se sentia atraída mais pelo herói do que por ele, Peter decide terminar o romance e, pouco tempo depois, ele se casa com Mary Jane.

Coincidentemente, há 15 anos (julho de 1994), a personagem ganharia sua primeira minissérie em quatro partes, "Felicia Hardy: The Black Cat", escrita pelo tenebroso Terry Kavanagh e Joey Cavalieri, com arte do dublê de Jim Lee, Andrew Wildman. Na série, a Gata Negra foi contratada pela companhia Morelle para encontrar um artefato chamado Chimera. Nesse processo, há inevitável confronto com o Homem-Aranha e o vilão Cardíaco.

Anos depois, a Gata Negra voltaria a ter destaque na minissérie “Homem-Aranha e Gata Negra: O mal que os homens fazem”, do cineasta Kevin Smith e com desenhos de Terry Dodson.

A minissérie atrasou um bocado para ser concluída por conta dos compromissos de Kevin Smith em Hollywood. Os planos iniciais era que, logo após o seu término, Smith escreveria Amazing Spider-Man e uma nova revista mensal da Gata Negra. Como o escritor não conseguiu cumprir os prazos nem da própria minissérie, não aconteceu nenhuma coisa nem outra.

Foi por pouco que a Gata Negra não teve uma série própria de destaque! Pessoalmente, acredito que ela é uma excelente personagem coadjuvante e que deve aparecer ocasionalmente nas revistas do Homem-Aranha, exatamente como ocorre hoje.

Uma série própria para ela poderia estragar a personagem, caso algum escritor medíocre resolva alterar substancialmente a personalidade dela.

A Gata Negra pode ser vista atualmente na minissérie Marvel Divas e fará parte de um arco da revista Amazing Spider-Man.

Abraço!

Nenhum comentário: