terça-feira, 14 de julho de 2009

Jovens X-Men 06-07: "São Francisco" & "O Outro".


"São Francisco" & "O Outro"

Roteiro: Marc Guggenheim
Desenhos: Ben Oliver
Marvel Comics.

O título Jovens X-Men é a perfeita síntese de como não se deve lançar uma revista. Com um início envolvendo um mistério sobre a morte de um dos integrantes da equipe (o Lobinho de Chuck Austen), além de um segredo envolvendo a verdadeira identidade de Ciclope – no caso, Donald Pierce, a revista fez com que os leitores fossem rapidamente perdendo o interesse, levando ao seu inevitável cancelamento quando ela havia completado apenas um ano de existência.

Após o desastre inicial de Gênese Final, o grupo se muda para São Francisco. Ao mesmo tempo em que Ciclope acolhe a jovem Pixie de braços abertos em Uncanny X-Men, contraditoriamente ele diz não poder formar uma escola em São Francisco. Assim, os pirralhos são deixados sob os cuidados de Dani Moonstar e Roberto da Costa (Mancha Solar) em uma Igreja.

Quanto à formação, sai Olhos Vendados e entra Anole, que se junta a Pedreira, Ink, Pó e Graymalkin, este último um ancestral de Charles Xavier e um novo mistério para a revista (que aliás, não será solucionado, pelo menos aqui, por conta do cancelamento).

Na sétima edição, os moleques partem para uma missão em que enfrentam uma nova ilha Krakoa. Começa a se consolidar também uma aliança entre Pó e Pierce (preso na base dos X-Men), ocasião na qual é revelado que ela está morrendo desde que foi ferida na primeira empreitada do grupo. Além disso, descobre-se que um dos Jovens X-Men não é mutante (o que dará ensejo ao desenvolvimento do próximo arco de histórias).

Bem, a revista melhorou um pouco. O escritor Marc Guggenheim, atento ao primeiro arco que escreveu, bastante truncado, agora começa a desenvolver o título de maneira mais linear, mas nem por isso consegue um resultado satisfatório. Na minha opinião, há uma grande falta de apelo da maioria dos personagens que integram a equipe, além do fato dos leitores não terem ainda engolido o cancelamento da revista New X-Men, que vinha em uma boa fase.

Ou seja, trocou-se algo bom (mas que não vendia muito) por um novo produto da mesma marca recauchutado, mas que por conta do início desastroso e uma escolha de elenco de gosto pra lá de duvidoso, colocou tudo a perder. A sexta edição é basicamente a primeira, estabelecendo o cenário da equipe e a sétima é uma trama pra lá de rasa, revisitando um antigo conceito dos X-Men, no caso, a ilha Krakoa. Pessoalmente, penso que depois de Gênese Mortal, deveriam ter deixado a pobre ilha em paz, mesmo que não se trate do mesmo conjunto de terra mutante. hehehe...

Os desenhos destas duas edições ficaram a cargo de Ben Oliver que faz um trabalho melhor que Yanick Paquete, mas que não me agradou muito. Achei os “backgrounds” criados por ele muito ruins, bastante simplórios. Talvez por falta de tempo, a arte me pareceu meio corrida. As cores da revista também estão bem ruins, e permanecerão assim também no próximo arco.

Apesar do já conhecido cancelamento, o título dá uma melhorada a partir daqui, mas além de ser tarde demais, o que foi produzido também não justifica a sua existência, como veremos em breve.


Abraço!

Nenhum comentário: