quarta-feira, 1 de julho de 2009

Sobre as datas de lançamento das revistas norte-americanas.

A capa que eu escolhi para ilustrar esta postagem mostra bem claro que a data de publicação da 350ª edição da revista Uncanny X-Men ocorreu no mês de Dezembro (do ano de 1997, mas que não vem ao caso no momento), certo? Errado.

Este é um dos mais frequentes equívocos que ocorrem por aqui no Brasil quando citamos a data de lançamento das revistas em quadrinhos nos Estados Unidos.

Ao contrário do que ocorre aqui no Brasil e na maioria dos periódicos nacionais, a referência ao mês de lançamento das revistas em quadrinhos norte-americanas não têm como parâmetro a data em que a revista chega às lojas mas sim a do seu recolhimento.

Por isso, não é incomum vermos uma revista estocada nas lojas em outubro na qual a capa estampa o mês de dezembro, como no caso da ilustração acima.

Não obstante tudo isso, para todos os efeitos, as referências posteriores ao lançamento da revista costumam levar em conta o que consta na capa (ou seja, a data do recolhimento) e não a da sua efetiva disposição nas lojas!

Apenas registro este fato que pode ter passado despercebido por alguns leitores e também por interessar outros pela curiosidade que o tema desperta.

Abraço.

Nenhum comentário: