domingo, 5 de julho de 2009

Invasão Secreta: Reino Sombrio 01.

Invasão Secreta: Reino Sombrio
(Secret Invasion: Dark Reign 01, fevereiro de 2009)

Roteiro: Brian Michael Bendis
Desenhos: Alex Maleev
Cores: Dean White
Marvel Comics.

Conforme visto ao final da segunda parte do arco “Lovelorn”, em Uncanny X-Men 505, Emma Frost aceita integrar-se numa reunião convocada por Norman Osborn. Este último, após o evento Invasão Secreta, consagra-se como o grande herói da vitória sobre os Skrulls e agora é o responsável pelas atividades ligadas à Iniciativa dos 50 Estados, bem como pelo hiato deixado com a extinção da SHIELD.

Além de Emma Frost, Norman convoca o Dr. Destino (monarca deposto da Latvéria), Capuz (novo Rei do Crime), Loki (em sua versão feminina) e Namor. Todos estão reunidos porque Osborn propõe a eles uma aliança. Em troca de apoio a cada um dos interesses dos membros desta “Cabala”, Osborn pede para que eles não interfiram nos rumos que dará agora que está no comando da Iniciativa e dos Vingadores.

Brian Bendis é um ótimo escritor de diálogos e foi basicamente isso que o fez um profissional respeitado. Essa edição especial é puramente sobre essa reunião e suas discussões. Não há cenas de ação nem grandes reviravoltas, mas para quem aprecia uma boa interação de personagens de diferentes “mundos”, é uma ótima pedida.

Enquanto o Dr. Destino continua com sua arrogância de sempre, e, ao final, naquele que considero a melhor parte da edição, confabula com Namor sobre a “ordem das coisas”, o deus Loki mantém-se quase sempre calado, observador. O Capuz, promovido à força por Bendis a vilão do primeiro escalão da Marvel na revista New Avengers, também tem seus momentos. Também fica o mistério sobre quem é o “amigo” (ou “amiga”) de Osborn que coage o grupo a não defrontá-lo.

O papel de Emma Frost na “Cabala” é em decorrência da dizimação de mutantes e, visando preservar os poucos que ainda restam no mundo, ela aceita integrar-se ao grupo. Mas a grande revelação vem ao final, quando vemos a insanidade de Osborn em uma bela sequência ilustrada por Maleev.

Por falar na arte da revista, os desenhos de Alex Maleev são bastante estilizados e são perfeitos para títulos adultos e mais sérios, principalmente envolvendo um único personagem principal. O desenhista faz uma boa composição de quadros, bastante simples que deixa a história fluir facilmente. Como destaque, cito o “estranho” Namor, com ar de muito mais velho (não gostei), e o Dr. Destino, que ficou excelente e assustador! Espero ansiosamente pelo lançamento da revista Spider-Woman, de Bendis de Maleev previsto para setembro.

O destino de cada um desses personagens será mostrado em diferentes títulos da Marvel. O de Emma Frost e Namor, por exemplo, continua em Uncanny X-Men Annual 02, na história “Rainha Branca, Reino Sombrio”, que será objeto de nossa análise em breve.


Abraço!

Nenhum comentário: