quarta-feira, 22 de julho de 2009

Jovens X-Men 10: Quem diabos é Cipher?

Quem diabos é Cipher?
(Young X-Men 10, março de 2009)

Roteiro: Marc Guggenheim
Desenhos: Ben Oliver
Marvel Comics.

Depois de enfrentar os "Cabulosos" Y-Men (hehehe, sem graça...), agora os Jovens X-Men se deparam com a existência de Cipher, uma mutante que tem o poder de ficar intangível e invisível, física e psiquicamente.

Utilizando um “retcon”, o escritor Marc Guggenheim insere esta nova personagem na época em que os X-Men abriram sua escola para treinar mutantes, mais especificamente no arco “Geração sem Germes” de Grant Morrison e Igor Kordey, na revista New X-Men.

Naquela ocasião, quando Jean Grey acaba com a revolta da população na frente do Instituto, ela e Ciclope ficam sabendo de Alisa Tager e a acolhem como uma X-Man “invisível”. E assim, com o passar da edição, o escritor mostra algumas aparições desta nova personagem em outros arcos da franquia, como Destroçados, Complexo de Messias e o próprio arco inicial dos Jovens X-Men, Gênese Final.

Entrementes, Fera dá o diagnóstico do problema de degradação celular de que está passando: ela tem somente uma semana de vida. Pierce diz que tem como ajudá-la, mas em troca pede sua liberdade.

Pessoalmente, acho que o segredo por trás de Cipher foi muito mal utilizado. Não é uma má ideia, até porque os "retcons" usados por ele não alteram as histórias passadas (graças a Deus!). Mas Guggenheim demorou muito para desvendar todo esse mistério. Assim, o confuso e péssimo arco inicial de Jovens X-Men, Gênese Final, tem sua completa resolução somente aqui, na décima edição(!). Ou seja, um mal sinal.

Os desenhos de Ben Oliver continuam irregulares. Parece que falta ao desenhista um maior cuidado aos detalhes. Aquela impressão de que foram feitos às pressas continua. Tudo é meio corrido e rebuscado. Contudo, as cores melhoraram e, visualmente, a revista ficou mais bem cuidada por conta deste último recurso.

A revista enfim passa pro nível mediano, tolerável, depois de um começo desastroso. Mas já era tarde e teremos agora somente mais duas edições antes do cancelamento. Ah, e me bateu uma saudade ao ver uma cena com Jean Grey (minha X-Man favorita)...

Abraço!

Um comentário:

Anônimo disse...

*PôÔOô cara eu tambem adoroooooooooooooooooooooooo a Jean Grey pena q ela tenha morrido.